Acessibilidade comunicacional – Já colocou em prática?

Comunicação é algo tão presente em nosso dia a dia que chega a ser difícil imaginar um dia sequem ser não conversamos com alguém, assistirmos um programa de TV, lermos um livro ou uma mensagem no Whatsapp.

Agora imagine não ter essa possibilidade.

O que fazer quando não se ouve o que está sendo dito? Quando não se pode ver as palavras escritas em um livro? Ou escutar apenas as conversas daquele seu filme favorito?

Difícil imaginar, né?

Porém para muitas pessoas essa é a realidade de suas vidas.

A acessibilidade nada mais é que trazer os mesmos direitos a transporte, informação, empregos e lazer a todas as pessoas levando em consideração as que possuam necessidades especiais para tais tarefas, seja em uma rampa para um cadeirante ou idoso subir uma calçada ou um livro em braile ou audiodescrição que permita um deficiente visual apreciar a leitura como todos.

Acessibilidade comunicacional é a parte da acessibilidade voltada a oferecer recursos que promovam independência e autonomia aos indivíduos que necessitam de serviços específicos para acessar o conteúdo proposto.

Audiodescrição, legendas, janela de Libras, impressões em braile e dublagem são alguns dos exemplos existentes.

A acessibilidade além de uma possibilidade é na verdade uma obrigação, no Brasil existe uma legislação federal chamada LBI – Lei Brasileira de Inclusão, nela diversos artigos abordam sobre a necessidade de entregar conteúdos que atendam a todos os públicos especialmente quando se refere a comunicação e informação que devem estar ao alcance de todos.

No Brasil em média 6,5 Milhões de brasileiros são afetados pela falta de total ou com baixa visão quase inexistente e 10 milhões sendo afetados por problemas relacionados a surdez, sendo 2,7 milhões completamente surdos.

Pensando em totalidade vemos que é uma realidade muito grande no país para passar despercebida e pequenas ações no processo de criação podem fazer a diferença na sua campanha e na vida de todas essas pessoas, usar a audiodescrição, uma janela de libras ou pensar em como adequar seu conteúdo para todos os públicos é uma forma de abraçar essa parcela da população que tanto carece de atenção e ainda agregar muito valor a sua marca.

Aqui na Casa das Vozes trabalhamos com todos os serviços em englobam a acessibilidade comunicacional, realizando todo o processo de avaliação do vídeo ou áudio para a audiodescrição, legendagem ou tradução em libras, não sendo feito apenas em português, mas em qualquer idioma que seu projeto necessite.

Entre em contato com a gente e faça parte de um mundo mais inclusive para milhões de pessoas que precisam dessa atenção.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *