Como lidar com clientes difíceis?

Um dos nossos desafios do dia a dia, é lidar com clientes, e muitas vezes, nos ajustar às necessidades deles, mas como estabelecer uma dinâmica sem que ninguém saia prejudicado?

Comunicação sincera: A falta de uma boa comunicação é a principal causa de desacordos entre clientes, então esteja sempre disponível para conversas e reuniões para alinhar os projetos. Se rolar algum desentendimento, prefira ligar ou marcar uma reunião, ainda que por vídeo, do que enviar mensagens por Whatsapp. Sempre tudo fica mais claro assim.

Escute: Todos gostam de ser ouvidos e seu cliente também. Ouça genuinamente, sem distrações. E esteja atento aos apontamentos passados pelo cliente lhe garantindo segurança na entrega do trabalho, não deixando nada para trás.

Defina seu trabalho: Deixe especificado sobre o que trabalha para que o cliente não crie expectativas erradas sobre seu desempenho. Estabeleça o que irá fazer e o que não está incluso, por E-mail, para não gerar discussões futuras.

Preço: Seja o mais específico possível sobre sua estrutura de preços. Discuta as condições de pagamento, cronograma, taxas de atraso de pagamento, faturas não pagas para não haver enganos e reajustes, lhes prejudicando. Por escrito, hein!

Reconheça seus erros: nada melhor que reconhecer quando errar e propor uma solução ao cliente, deixando todos satisfeitos.

E se não tiver acordo, se houver muito desgaste, considere encerrar a parceria. Um dos benefícios de trabalhar como autônomo é definir quem atender, não é mesmo?

Guarde bem estas dicas e se lembre da Casa das Vozes para seu próximo projeto de locução, legendagem, libras, tradução ou audiodescrição.

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