Endomarketing empresarial

Primeiramente, o que é o marketing?

Para discutirmos mais profundamente o conceito do endomarketing, vamos, primeiramente, compreender o que é o marketing e a diferença entre ambos.

Segundo Philip Kotler, o marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público, identificando desejos e gerando valor para criar relacionamentos entre empresa e público-alvo. O marketing é a relação entre empresa e público-alvo, diferente do endomarketing que é entre empresa e colaboradores.

Dominar o marketing é saber se posicionar, conquistar clientes, entregar valores e gerar lucro. É um conjunto de conhecimentos, abrangendo estratégias, conceitos, metodologias e comunicação, aspectos que se encontram em constante transformação, fazendo com que o trabalho de marketing seja um processo de constante aprendizado, tanto na transmissão quanto na escuta.

 

O endomarketing

ENDO = dentro, então seria como “marketing interno ou do interior da empresa.”

Relacionamento, colaboração e incentivo, aliados a uma boa comunicação. Essas são as palavras chaves para definir um conceito de endomarketing, que nada mais é do que o marketing interno que uma empresa adota para transmitir sua cultura e valores para seus colaboradores, seja a partir de treinamentos, incentivos ao diálogo e troca de experiências, eventos corporativos e inclusive produções audiovisuais e/ou locuções.

Para isso você pode contar com a Casa das Vozes, uma empresa especializada em comunicação e guiada por Malu Pontes, profissional conceituada no mercado de locução com mais de 25 anos de experiência. 

Um endomarketing bem trabalhado faz o colaborador acreditar no seu potencial como indivíduo e como coletivo potencializando-o e, como resultado, realiza os objetivos da empresa a partir de uma boa performance como um todo, gerando os resultados esperados.

Uma das grandes vantagens do endomarketing é a motivação que a empresa produz em seus colaboradores, mostrando-se estar aberta a novas ideias e melhorias.

 Ao se propor a escutar e caminhar junto com os colaboradores, potencializa o processo de crescimento de ambos.

 

Motivação e satisfação geram produtividade

A construção de um bom endomarketing está na escolha da equipe responsável pela campanha, que saiba as necessidades e dificuldades de seus colaboradores aliada a uma sábia e transparente comunicação. 

Nesse processo, estar próximo do cotidiano dos trabalhadores é essencial, por isso, o ideal é um trabalho em conjunto entre equipe de marketing e equipe de recursos humanos.

Durante todo o processo é importante haver o retorno para os próprios colaboradores, um feedback para que os mesmos possam compreender o que precisa ser trabalhado e também seus pontos fortes, fazendo com que se sintam valorizados e respeitados, a partir de um processo de escuta ativa, fortalecendo os laços de lealdade por saber que está sendo levado a sério.

Tais processos provocam um sentimento de satisfação entre os colaboradores, diminuindo a rotatividade dentro da empresa a partir de uma relação de compromisso, provocando uma maior confiabilidade e, por consequência, desempenho entre ambos. A satisfação e o sentimento de valorização, aliada a uma boa comunicação e transmissão de cultura da empresa gera uma maior fidelização com os colaboradores.

Oferecer benefícios é também uma boa estratégia dentro da campanha de endomarketing, o ideal é ir além dos benefícios básicos como vale-transporte ou vale-refeição.

 Estamos falando sobre cursos, capacitações e também lazer, evidenciando que tais benefícios são nada mais do que consequência que tal colaborador está tendo por seu esforço em atingir os resultados e até ir além. 

Outros possíveis benefícios podem ser, por exemplo, a flexibilização de horários e até trabalhos em home office, valorizando o sentimento mútuo de confiança, que, aliada ao compromisso potencializado pelas recompensas, fideliza o colaborador e o incentiva a um maior esforço quando o assunto é produção.

O sentimento de recompensa por esforço está longe de ser uma jogada de interesse, está mais para um apoio mútuo e consequência de trabalho inteligente. 

Uma bonificação renova as energias, que naturalmente se desgastam com o trabalho e assim incentiva a dedicação entre colaboradores e a empresa em questão, visando novas metas e realizações, já que se torna ciente de que seu esforço será valorizado e até recompensado.

 

A comunicação dentro do endomarketing

Não é novidade o conhecimento de que produções de vídeos ou locuções são uma ferramenta essencial no processo de transmitir conteúdo. 

A empresa que escala em sua estratégia a produção, seja audiovisual ou animação, para transmitir sua cultura em sua campanha de endomarketing, já está um passo mais próximo da realização de seus objetivos. 

Para isso, Malu Pontes junto a Casa das Vozes, te oferece um leque de opções de vozes para seu casting, desde uma voz infantil até uma voz mais madura, seja em português ou uma voz nativa em outro idioma.

A voz humana aliada a um bom roteiro e bem ilustrada com imagens, se torna uma poderosa ferramenta de comunicação. Fator que pode ser o gatilho para o processo de acolhimento e diálogo entre empresa e colaboradores. 

Por isso, contar com empresas especializadas em comunicação pode ser o fator diferencial entre tentativa e realização, já que a mesma já se encontra nesse mercado e pode realizar o casting ideal para encontrar a voz ideal para seu projeto, trazendo paz de espírito e liberdade para que o setor responsável pela campanha direcione suas energias de uma forma equilibrada com o todo, pois terão consciência de que a produção áudio e visual da campanha esteja alinhada com a qualidade esperada.

Esse artigo é um breve resumo do que pode vir a ser a potencialidade de uma campanha bem pensada e trabalhada de endomarketing que, como observamos, conta com uma grande gama de aspectos que potencializam fidelidade, compromisso, benefícios e alcance de metas.

E quando o assunto é a produção de mídia para sua campanha, nós, da Casa das Vozes, podemos ser sua escolha certeira para contar com qualidade e boa comunicação dentro da sua estratégia entre relação de colaborador e empresa. 

Contamos com locutores de todas as idades, variações de tons e nacionalidade, além de estúdios altamente profissionais, trazendo consigo a naturalidade e emoção desejada para a sua campanha.

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