O caminho da locução

Quando você pensa em locutor, o que vem em mente? 

Aquela voz caricata que escutamos entre uma música e outra no caminho do serviço para casa? 

Talvez então aquele radialista narrando o jogo de futebol em uma velocidade que é difícil de acompanhar?

Bom, ser locutor é bem mais do que isso, o locutor é aquele profissional responsável por transmitir a emoção, a sensação, a mensagem, o que comenta, transmite a propaganda e informações e tudo através da sua voz. Em outros tempos, o locutor era aquele radialista que levava na sua voz todo o programa, até o surgimento da locução comercial, que começou a abrir espaço para outras possibilidades de locutores.

Em seus anos dourados, a locução de rádio foi dividida em 6 categorias, sendo o locutor anunciador, aquele que realizava leituras de anúncios publicitários nos intervalos das programações. Havia também o locutor apresentador animador que era o que apresentava e anunciava a programação, que chamava o público para engajamento, realizando até entrevistas e interações por meio de ligações. A terceira divisão era do locutor comentarista esportivo que comentava eventos esportivos e comerciais dos patrocinadores de cada setor. O locutor esportivo era o que narrava e comentava os eventos que eram ao vivo, poderiam também participar de conversas antes e depois dos jogos. O locutor noticiarista de rádio era a quinta divisão, que eram os jornalistas que falavam as notícias durante os programas especializados. Por último havia o locutor entrevistador que eram os que tinham programas de entrevista, que além de conversar com convidados, comentavam fatos de determinada área, como política e moda. Hoje em dia tais definições já se tornaram ultrapassadas e distantes da realidade do universo da locução, porém ainda sim fizeram parte da história.

Entre esses ciclos no universo da locução surgiu a locução publicitária, uma ideia de criar publicidade dentro do rádio, pois antes quem fazia os anúncios era o próprio locutor. Foi no surgimento da locução publicitária que a mulher começou a ter mais espaço na publicidade, como locutoras de merchandising, vendendo produtos, marcas ou ideias entre os programas de rádio. 

A locução comercial vem desse movimento, pois as propagandas aconteciam entre os comerciais dos programas. Com o avanço da tecnologia, a locução foi ganhando mais espaço e possibilidades, como em campanhas ou spots de rádios. 

Hoje a locução publicitária se torna um dos possíveis aspectos da locução comercial, que se refere a peças publicitárias, tais como spots de rádio e tv, comerciais entre 15 e 60 segundos. 

A locução comercial, por sua vez, abrange todos os segmentos que trabalham com a voz, como locução para sistemas de telefonia, sistema de inteligência artificial, como TTS e GPS, abrange todos os segmentos que permitem trabalhar com a voz na intenção de “vender a voz”. A área da locução que não se encaixa na comercial é a locução para conteúdos internos, onde não há o propósito da venda, como narrações para documentários, voice over de filmes, séries e variações do gênero.

Atualmente o setor que mais avança dentro da locução comercial, é a locução natural. Já ouviu falar? 

Vamos lá, contextualizando, o ser humano tem uma grande tendência em humanizar suas criações, de forma intencional ou não. Essa humanização nada mais é que adicionar características humanas no objeto em questão, a principal ferramenta de caracterização é a voz. Isso provoca um processo de identificação com o público que contribui na aceitação e consumo do produto. Pois mesmo em representações mais artificiais, onde o visual não corresponde nada ao humano, pode ainda existir uma voz que cativa quem assiste. Observamos esse processo de humanização também nos sistemas de atendimento automatizado, quem de vocês já ligou para alguma operadora de telefone ou internet e quem atendeu foi um robô que mais parecia uma pessoa falando? É nesse processo que a locução natural se destaca e também em propagandas que buscam um público mais moderno. 

A locução natural busca acompanhar a fluidez e um ritmo de conversa, tendendo para a maior naturalidade possível, podendo incluir gírias, sotaques e vícios de linguagem, dependendo do texto. Para o profissional da locução é requerido estudo e interpretação para lidar com problemas gerados por vícios de carreira, principalmente com quem vem do rádio e também para aprender as técnicas corretas para uma boa execução, como a habilidade de conseguir conversar com o microfone, falar em tom de voz baixa, e outras possibilidades, variando dos caminhos e ferramentas que cada profissional utiliza.

Um fato que podemos observar é o quanto a locução é beneficiada com o avanço da tecnologia, são equipamentos mais sensíveis, infraestruturas com mais capacidade e também novas oportunidades em setores diferentes. Assim foi com o surgimento do GPS, smartphones e seus aplicativos, a telecomunicação e atendimentos online, audiobooks, podcasts e inúmeras possibilidades que vêm surgindo em meio às novidades do mundo da tecnologia. Por isso a importância de compreender o passado, as mudanças que a modernidade trouxe, o que temos no presente e quais as chances do futuro. 

Analisando essa tendência natural de humanização que aplicamos em nossas criações, a locução natural, como consequência, fica com um grande potencial de crescimento para aqueles profissionais que buscam se aperfeiçoar e compreender que, o que deu certo ontem, não necessariamente pode dar amanhã, que as situações mudam com o tempo e precisamos nos reciclar e se adaptar com o atual. Pensar esse lado, além do técnico de locução, é o que irá trazer de diferencial quando o assunto é planejamento de carreira. 

Um bom locutor precisa, além de sua capacidade vocal, saber agregar valor. Para isso, busque por hobbies que tragam conteúdo para se conectar com o público, busque um diferencial que te destaque entre os locutores. Crie o diferencial que te faça se destacar a partir de trabalho interno, analise suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. É essencial ter consciência de suas vantagens e desvantagens,  pesquisar e compreender os fatores externos que podem facilitar ou dificultar sua jornada. Uma boa opção é também buscar aprimoramento com cursos profissionalizantes com pessoas já conceituadas no mercado, que tem conteúdo para mostrar, além de apenas teorias. Não deixe de estudar a voz e não ficar desatualizado, busque uma constante reciclagem de suas crenças e ações na locução, pois o que funciona ontem pode não funcionar no amanhã, preste atenção em toda a movimentação que está acontecendo na sociedade e com as formas de comunicação, se adapte e fique pronto, pois quando a oportunidade chegar, você estará pronto.

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