Para todo locutor um ponto muito importante no trabalho é a atenção, seja para não ter erros de pronúncia de certas palavras ou até mesmo errar frases inteiras.
O ramo da locução exige muita prática de leitura e em algumas de suas vertentes como na narração esportiva a parte importante é a visão do momento, prestar atenção nos detalhes e acima de tudo conhecer o jogo que está sendo acompanhado de forma a interpretar os acontecidos para que sejam contados, explicar regras para acolher e inteirar leigos sobre o jogo e para quem compreendas os acontecimentos, seja ele um Gol, uma falta ou até mesmo uma anulação, tudo em tempo real.
A pandemia afetou em muitos aspectos a forma de realizar alguns trabalhos, tirando os profissionais da sua zona de conforto e principalmente dos estádios e quadras aos quais sempre estiveram familiarizados, tendo que trocar sua visão ampla do estádio por um estúdio, assistir tudo através de câmeras e com a falta da torcida que eram sem dúvida o que aumentava ainda mais a animação da partida e a comemoração em momentos decisivos.
Um caso que mostra as dificuldades de não estar presente e até mesmo de como a comunicação de um time de cobertura é um ponto chave para a narração esportiva é que neste último domingo (19), na cidade de Campinas aconteceu uma partida entre Cruzeiro e Vasco para as disputas da Série B do campeonato brasileiro, a partida toda estava sendo realizada por narração remota, onde havia apenas a equipe e câmeras no estádio juntamente de alguns repórteres de suporte que não tinham muita noção do que estava sendo transmitido ou narrado.
Tudo na partida estava ocorrendo como deveria, porém, em dado momento da partida, precisamente aos 47 minutos do segundo tempo em que o juiz anulou o gol feito por Daniel Amorim, do Vasco que estava vencendo a partida por 1 a 0 e teria marcado seu segundo gol garantindo a chance de vitória. Pelas imagens registradas não era possível notar que o lance era irregular e acabou passando como válido para o time narrativo e os técnicos de transmissão que computaram o gol para quem assistia.
Em apenas dois minutos seguintes o Cruzeiro revidou e fez um gol com seu jogador Ramon, que gerou comemoração para time pelo empate, o que causou até mesmo criticas por parte do time de narradores e comentaristas pela “comemoração dos derrotados” como se não tivessem urgência em alcançar o empate.
Ao término da partida o narrador que conduzia a partida, Luiz Roberto do grupo Globo foi informado pelo repórter que estava em campo, “Luís Roberto, só para esclarecer, o jogo terminou em 1 a 1. O segundo gol do Vasco foi anulado. O árbitro marcou uma irregularidade, o lance seguiu e o Cruzeiro empatou a partida. Portanto, o resultado aqui em São Januário foi 1 a 1” alertou Raphael De Angeli.
Diante de tal acontecimento o narrador se desculpou no fim da partida com ambas as torcidas pois para o Vasco eles haviam ganhado e para o Cruzeiro haviam perdido mas como uma reviravolta para os telespectadores o final foi um empate, causando uma comoção para retificar o ocorrido sendo até mesmo divulgada uma nota pelo grupo globo pedindo desculpas pelo ocorrido pois o erro foi transmitido em toda sua rede, abrangendo os canais Globo, Premiere e SporTV que acreditavam que o gol estava valendo pois as imagens do árbitro anulando o gol não foram transmitidas nem ao público nem aos comentaristas da partida.
Todos os trabalhos envolvendo a locução pedem atenção em especial quando acontece ao vivo e nesse caso por exemplo, de forma remota. Um erro foi levado a milhares pessoas que acreditaram em um resultado que não era de fato o verdadeiro sendo para alguns um choque depois de corrigido, vale ressaltar que a culpa não foi dos narradores mas na comunicação realizada durante a partida, ninguém no estádio presente estava confirmando os acontecimentos ou até mesmo acompanhando o que estava sendo transmitido para poder corrigir o erro em tempo real, isso mostra como é importante um time que se comunica bem e se movimentam em prol ao resultado coletivo, as vezes pequenos detalhes são a chave para evitar grandes “catástrofes” no momento de uma transmissão ou até mesmo de uma gravação que pode vir a ter vários retrabalhos de gravação se a cada tentativa um novo erro é pontuado ou o roteiro alterado.
Os detalhes são importantes e mais importante ainda é quem está de olho nestes destalhes, um time que se prepara e se comunica gera mais resultado e evita que falhas que afetam todo o processo sejam feitas!
Precisando de um projeto de locução? Aqui na Casa das vozes você encontra o melhor tipo de gravação e edição para que seu projeto saia exatamente como o esperado.
Entre em contato com a gente!
Casa das vozes, aqui a gente se comunica de verdade!