Outubro Rosa – Amor e Autocuidado

Outubro é conhecido pela campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres de fazerem seus exames de prevenção ao câncer de mama, que com um diagnóstico precoce, a chance de cura é garantida.

Uma campanha mundial, que teve seu início nos Estados Unidos na década de 90, com algumas cidades fazendo campanhas isoladas. Quando a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano, ela se espalhou rapidamente pelo país.

Após esta decisão que o lacinho rosa começou a aparecer e se popularizar pela causa. O símbolo foi lançado pela fundação Susan G. Komen For The Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, em Nova York.

Lovely curly young woman presses palms to heart, feels touched and grateful, looks with admiration at something, keeps all good memories, dressed in pink jumper, isolated over rosy background

A campanha é para chamar atenção das mulheres a necessidade de fazer a mamografia e o exame de toque, que é o autoexame das mamas.

No Brasil, a primeira manifestação da campanha foi em 2002, mas só teve um engajamento maior mesmo em 2008, finalmente adotando também a campanha Outubro Rosa. No Brasil, o número de mortes por câncer de mama ainda é alto, principalmente pelo seu diagnóstico tardio.

Aqui na Casa das Vozes, nossa equipe é composta 90% por mulheres e sabemos da importância de nos cuidar com exames anuais, por isso apoiamos a campanha, sabe como fazer o autoexame?

Para o autoexame:

  • Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  • Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
  • Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
  • Sinta a mama;
  • Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
  • Repita os movimentos na outra mama.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Além de nos cuidarmos, vamos também conscientizar outras mulheres, amigas, parentes e desconhecidas. Todas juntas pela mesma causa.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *