O mercado vem sendo cada vez mais competitivo para as empresas, especialmente quando o critério é a fidelidade ou pelo menos a lembrança do consumidor para com o seu negócio e como se tornar relevante?
Como acompanhar e levar um conteúdo de qualidade onde quer que seu cliente esteja?
O comportamento das pessoas é cíclico, as tendências vêm e vão tanto no mercado dos negócios quanto no da informação. Hoje em dia a melhor forma de chegar até uma pessoa é por meio digital, onde ela te encontra na palma da mão pelo seu celular. Só de pensar que a vinte anos atrás tudo que se tinha era uma lista telefônica onde ter destaque era comprar um banner na página ou em seus pontos de destaque para ser notado.
Hoje palavras como comodidade, acessibilidade e liberdade são as definições do grande público, ninguém quer ter um horário definido para poder acompanhar certo conteúdo. Com o crescimento de serviços de Streaming com a Netflix e o Spotify (um elemento chave para esse assunto) fizeram com que as pessoas valorizassem muito mais o seu ritmo de ver algo, ouvir suas músicas, notícias e agora mais do que nunca os PODCASTS.
O que é um podcast?
Podcast é basicamente um programa de Rádio, a diferença é que seu formato “on-demand” de conteúdo (de acordo com as demandas e necessidades do público em foco), traz uma praticidade para quem acompanha de poder ouvir quando e onde quiser.
Tem o interesse em começar um podcast mas não tem equipamentos e nem alguém para dar voz ao seu projeto?
Entre em contato com a gente!
Nossa diretora @Maluponts e todo o nosso time do Casa das Vozes estão ao seu dispor para tornar essa ferramenta um novo canal de oportunidades e negócios valioso para você.
Onde divulgar um Podcast?
Existem diversas formas de se divulgar um podcast, desde no seu próprio site ou rede social, como em ferramentas de streaming digital como o já mencionado Spotify, que acabam sendo os melhores canais para executar tal finalidade,sendo em especial pelo volume de usuários ativos nessas ferramentas, irei exemplificar 5 grandes ferramentas onde sua empresa pode divulgar o seu podcast.
1 – Spotify – Mais popular entre os aplicativos do seu ramo, tem milhões de usuários ativos na plataforma, o que aumenta muito a possibilidade de levar novas pessoas a te conhecerem.
2 – Deezer – Grande participação no mercado com mais de 14 milhões de usuários ativos, também é uma grande vitrine para um novo público te conhecer.
3 – SoundCloud – Simples, fácil de usar e gratuita. É uma boa opção, mas não terá a mesma visibilidade que os anteriores.
4 -Apple Podcasts – Uma ótima ferramenta também, porém, é restrita para usuários de IOS.
5 – Google Podcasts – Plataforma direta do google que tornará o acesso ao seu conteúdo muito mais simples por conseguir ser executado pelo navegador do computador/celular ou pelo app próprio.
Todas são opções muito relevantes para trazer visibilidade para o seu negócio, porém, é importante ponderar questões como qual seria a melhor, onde meu público mais relevante pode estar em maior volume?
Mas nada te impede também de expandir suas possibilidades e estar presente em mais de uma ferramenta ou até mesmo em todas elas.
O que é preciso para fazer um Podcast?
O podcast em si precisa de uma série de fatores em seus bastidores para que possa acontecer com maestria, especialmente no quesito negócio, a primeira pergunta a se fazer é: O que em meu negócio é relevante para o público saber e se interessar em me acompanhar?
Por isso, um grande aliado desse processo criativo é o Roteiro, ter um norte do que será tratado, promoções divulgadas, comentários e perguntas de clientes / ouvintes e até mesmo planejar a duração do seu podcast.
Para que o roteiro seja bem arquitetado o mais importante e até mesmo o pode determinar a longevidade do seu podcast é ESCOLHER TEMAS INTERESSANTES, acompanhar tendências do seu mercado e público nas redes sociais são uma forma de determinar sobre o que falar.
Ter convidados ou pessoas relevantes como convidadas para discutir assuntos importantes e que agreguem valor a sua marca para te aproximar do público, são pontos muito importantes para serem também levados em consideração.
Defina uma frequência, de acordo com o volume de conteúdos que você pode abordar planeje de quanto em quanto tempo você deseja que seu podcast aconteça, existem podcasts diários, semanais, quinzenais ou até mesmo mensais, mas um bom norte para essa frequência é, quanto de conteúdo você está disposto a produzir em um curto período de tempo? E até mesmo o que se tem para dizer, pois se não tem muito e a frequência de postagens será alta, em pouco tempo você ficará sem conteúdo.
Sobre equipamentos e edição, o básico são microfones para gravação até mesmo de um celular, você consegue produzir um podcast de qualidade, dando toques como mixagem de som, vinhetas e coisas do tipo. É claro que nas mãos de uma equipe profissional tudo ficará impecável.
Então, caso precise de edição ou até mesmo de uma voz para a sua marca, entre em contato com a gente!
Porque minha empresa deveria investir em um podcast?
Tudo que apresentei aqui foram apenas fatos sobre como o público se interessa por essa comodidade de conteúdo e como uma empresa que adota essa ferramenta acaba ganhando um diferencial em seu mercado.
Mas uma informação inquestionável sobre a visibilidade que esse recurso pode te proporcionar é que o Brasil, segundo a Podcasts Stats SoundBites, é o segundo país do mundo que mais consome podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Por isso é importante estar onde seu público está e levar para eles conteúdos relevantes.
Por exemplo: Se você é uma empresa de venda de roupas ou até mesmo uma marca, leve para o público assuntos como tendências do momento, conceito da coleção, cores da estação, dicas de negócio e até mesmo convidados como designers e pessoas envolvidas com o conceito da marca.
O sucesso do seu negócio é resultado de como o seu público te vê, ou neste caso, te ouve.
Que tal expandir seu mercado para onde seu cliente está?
Precisando de uma mãozinha, entre em contato com a gente!