Você sabe o que é uma Prospecção Ativa?
A evolução do marketing proporciona muitas facilidades, como estruturar suas vendas e alcançar mais parcerias. Não é de hoje que ir atrás de clientes é necessidade básica no quesito vendas, né?
E saber como fazer isso, é o que vamos falar hoje aqui no blog da Casa.
No processo de captação, existem algumas etapas que já foram estruturadas, seliga:
Desenhar o perfil do consumidor, momento importante. Você precisa saber pra quem vende o seu produto, né? Isso facilita no aumento de conversão, a assertividade é necessária.
Depois que você já sabe quem são as pessoas que você vai acessar, precisa ter uma organização efetiva com todos aqueles que são seus possíveis clientes. Nesse espaço você deve colocar o nome, contatos como e-mail e telefone. Existem plataformas que já organizam e te dão até mais opções de organização.
O primeiro contato com as empresas, apresentando seus serviços e se disponibilizando para tirar suas dúvidas em relação ao que está vendendo, é essencial. A boa comunicação, facilidade em entreter e se mostrar mais próximo do cliente facilita a persuasão, traz um tom afetivo em um espaço que é bastante mecanizado.
E é a partir desse primeiro contato, que a magia começa dentro da Prospecção. Aqueles que forem tocados pela sua apresentação, irão te retornar e você deve passar essa parte para aquele que realmente sabe fazer o processo de vendas.
Normalmente ele se chama Executivo de Vendas. Aquele que tem experiência com vendas e tem aquele poder incrível de persuasão. Tenho certeza que vocês conhecem uma pessoa que é muito boa nas vendas! hahaha.
Aquele que prospecta, então, sempre estará trazendo clientes, fazendo networking, conquistando aquele que se interessa…. Dando o tom para sua marca, a imagem dessa empresa…. Por isso a comunicação é imprescindível.
Sempre estar disposto a conhecer pessoas e se envolver é a necessidade de uma marca, qualquer que seja ela. A prospecção é necessária para o engrandecimento da sua empresa.
E a parte mais importante, é que você saiba dosar o impulso invasivo. Até por que ninguém fica contente quando vendedores saem do chão, sem pedir sua permissão, né?
Uma forma boa para captação de leads (como o marketing chama aqueles clientes que tem potencial interesse no seu trabalho) é através de formulários, que podem ser feitos em sites…. ou pelo WhatsApp, que é uma forma de pedir permissão também.
Estar disposto a ajudá-lo da forma como ele deseja, é um diferencial também. Não se esqueçam!
Até a próxima, pessoal!