Quanta energia você demanda para seus objetivos?

Começarei essa reflexão com uma observação, vou dizer que a vida pode ser, jamais que ela é, afinal, quem sou eu para ter alguma pretensão em dizer o que a vida realmente é? No fim das contas nós temos, no máximo, opiniões e pontos de vista sobre o que é essa vida, pois certeza mesmo, não há nenhuma. Até na ciência mesmo, qualquer teoria só é válida até ser refutada por outra. Porém, ainda sim, podemos ter certas compreensões, algumas baseadas em opiniões terceiras e outras baseadas em reais vivências.

Hoje a reflexão é sobre uma vivência, que a ciência, de certo modo, também colabora para a informação. O mundo, a natureza, nós, o todo, tudo é feito de energia, aliais, pode ser. E nós, seres humanos, temos nossa energia, infinita espiritualmente, porém limitada para o nosso dia a dia, alguns hábitos podem renovar nossa energia, como um exercício físico, uma viagem periódica, mas também podem desgastar ela, como desperdícios de tempo com pensamentos que no sabotam, vícios que não somam em nada e por aí vai.

Saber guiar sua própria vida inclui ter consciência de como lidar com sua energia, onde demandar e o quanto demandar, por exemplo, quanto de energia você demanda para praticar seu hobbie? Para aprender algo novo? Quanto de energia você demanda para cuidar do que o fulano faz ou deixa de fazer? Quanto de energia você demanda com pensamentos que te atrasam? Por exemplo, aqueles pensamentos de comparação sem fundamento com o próximo, ou pensamentos de incapacitação? Tudo isso se soma no final e o que fica são as consequências. Então vem a pergunta principal, que poderia se tornar um mantra diário: “Que consequências irei colher com o manuseio consciente que estou tendo com minha própria energia?”.

Particularmente dizendo, gosto de ser seleto com quem compartilho minha energia e existe um conceito, pessoal, para isso, no qual venho, de coração aberto, compartilhar com vocês, trago reflexões pessoais passíveis de erros humanos e aberta a questionamentos, por isso, sintam-se livres em conversar conosco pelos comentários. Não me agrada muito essa ideia de “positividade” e “negatividade”, é como se fosse fácil não ser negativo e ser só positivo, o que, ao meu ver, se torna uma grande falácia e uma ideia um tanto quanto hipócrita. É que, você já viu alguma pilha funcionar só com o polo positivo? Pois é, a energia elétrica precisa de mais do que só essa positividade forçada e nós, como seremos humanos, também. A vida não precisa ser essa dualidade radical que só nos divide, ninguém escolhe ser positivo ou negativo, somos seres falhos, sujeitos as condições que estamos presentes e merecemos chances de melhorar onde erramos. O que um julga positivo, pode não ser o mesmo parâmetro para o outro, o que fica então? Intenção. E é nessa ‘intenção’ que mora minha seletividade.

Conheço pessoas que querem crescer e as vezes erram, e conheço pessoas estagnadas, pesadas, que não querem nada com nada e ainda sim, as vezes, acertam. Agora imagina, qual você prefere estar junto? Com quem quer crescer, e erra no meio do caminho, ou com quem não quer? Não parece ser uma escolha muito difícil, não é? Se utilizarmos essa dualidade entre positivo e negativo, complica, afinal, quem errou e quem acertou? O que é o erro e o acerto afinal? Isso existe? E a intenção de cada um? Se energia é esse bem valioso da vida e no qual é nos presenteado em frações limitadas, enquanto seres humanos, onde investiremos ela? Minha seletividade entra aí, pois, por amor próprio, por vezes corto pessoas de minha vida, não é sobre me achar melhor ou pior, a comparação é sobre o quanto isso está acrescentando em minha vida.

Mas também não vou demandar energia só para estar com os outros, é aí que entra a harmonia. Onde mais aplicar nossa energia, e, principalmente, em qual intensidade aplicar? Nosso autoconhecimento requer energia, focar em nosso trabalho requer energia. Não é só sobre o tempo demandado, mas a intensão de cada segundo, é aí que mora essa energia, nesse tempo, um minuto pode ter valor de uma hora e uma hora valor de um minuto. O que muda? Se estamos acompanhados, talvez se estamos bem acompanhados? De qual intenção estamos cercados? Conheço pessoas que simplesmente digo: “Não estamos compatíveis, que sejamos felizes cada um em seu espaço”, porém também conheço energias que digo: “A sintonia está linda, podemos somar muito um com o outro”.

Você pode estudar horas e horas de locução, igual um aluno de ensino médio vai para escola, obrigado pelos pais. Ou você pode estudar uma hora de locução diária com a força e intenção de quem sabe o que quer da vida e está disposto a caminhar para a conquista. O tempo se tornou relativo, a energia também… Cuidado apenas para não ficar acumulando, gaste-a, assim poderá se lapidar para sempre potencializar seus limites, afinal, a energia é como um músculo nosso, que quanto mais trabalhamos conscientemente, mais longe ela vai. Gaste-a, porém, gaste-a com sabedoria.

Com amor, BruL;

Posts relacionados

Respostas de 17

  1. Hi there! I realize this is sort of off-topic but I had to ask.
    Does managing a well-established blog such as yours take a massive amount work?
    I’m completely new to blogging however I do write in my journal on a daily basis.
    I’d like to start a blog so I can easily share my experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any kind of recommendations or
    tips for new aspiring blog owners. Thankyou!

    Have a look at my webpage Carmon

  2. Fantastic beat ! I would like to apprentice at the same time as you amend
    your site, how can i subscribe for a blog website?
    The account helped me a acceptable deal. I have been tiny bit acquainted of this your broadcast provided shiny clear concept

    Also visit my website: Hermine

  3. Nice post. I learn something totally new and challenging
    on blogs I stumbleupon everyday. It’s always useful to
    read content from other authors and use something from their web sites.

    Here is my blog: Essie

  4. Great site you have got here.. It’s difficult to find high quality writing like yours these days.I honestly appreciate people like you! Take care!!

  5. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any
    widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest
    twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have
    some experience with something like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    my webpage; Salvatore

  6. excellent issues altogether, you simply gained a brand new reader.
    What may you suggest about your post that you just made
    a few days in the past? Any positive?

    Visit my homepage :: Faith

  7. I’m excited to discover this page. I wanted to thank you for your time due to this fantastic read!!I definitely enjoyed every part of it and i also have yousaved to fav to see new stuff in your web site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *