O post desta semana é sobre como controlar o emocional pode ajudar o profissional da voz a ter uma melhor performance.
No início de minha carreira de locutora, experimentei muita ansiedade em relação ao meu desempenho; eu saía de testes me sentindo cansada, como se tivesse tomado uma surra na rua ou corrido 10 km. Minha garganta e meu corpo ficavam tensos, minha respiração estava superficial e às vezes eu achava difícil me concentrar no que o diretor da gravação estava dizendo durante as sessões de gravação.
Agora atuando como diretora, vejo o mesmo acontecendo com locutores menos experientes e isso não é saudável. Então resolvi deixar algumas dicas sobre como gravar de maneira mais confortável. Quem sabe até se divertindo com isso!
Não podemos simplesmente dizer a nós mesmos para não ficarmos ansiosos. Qualquer pessoa que já tentou isso sabe do que estou falando. A ansiedade é uma resposta automática que acontece quando nos encontramos em situações que sentimos que não podemos controlar. Suas raízes remontam à nossa juventude. Como crianças, somos livres – por um tempo muito curto – da bagagem que vem com o ser humano; mas, com o passar dos anos, acumulamos, ou retemos em nossos corpos, a dor, a perda, as decepções e os medos que experimentamos na vida.
Nossa tarefa, como locutores, é aprender a reconhecer quando a ansiedade vem à tona e canalizar essa energia para uma atuação comovente. Isso é algo que muitos grandes atores aprenderam a fazer.
Aqui estão algumas técnicas para controlar a ansiedade que funcionaram para mim:
- Admita que você está ansioso. Isso não é nada para se envergonhar.
- Comece observando como a ansiedade afeta seu corpo. Anote todas as sensações físicas que você experimentou após um teste.
- Observe como seu corpo reage nas interações do dia-a-dia e situações tensas (como entrar em um elevador, ir ao consultório médico ou em uma discussão: fica sem ar? O corpo doí? Você paralisa diante do medo?
- Quando sentir ansiedade, pare e observe as sensações físicas e reserve um tempo para realmente pensar sobre as raízes de seus sentimentos. Isso pode ter relação com situações frustrantes do passado, reconheça-as e deixe-as de lado, não dando mais força a elas.
- Leia sobre como a ansiedade de desempenho é comum com muitos atores famosos e como eles lidam com isso – você ficará surpreso com o quão comum isso é!
- Pense em fazer aulas de improvisação e teatro. O improviso treina você para reagir instintivamente, e conforme você progride, você aprenderá a confiar em seu instinto e até mesmo a gostar de correr riscos!
A busca da verdade é uma jornada para toda a vida. Estudando, nos tornamos melhores profissionais, deixando de lado o que estiver nos segurando por todos esses anos.
E se pudéssemos, dia a dia, começar a deixar uma peça da nossa bagagem na beira da estrada? O que você largaria pra trás agora, pra seguir mais leve?
Confira toda semana dicas profissionais de verdade aqui!
Quer saber mais sobre a locução? Se inscreva no nosso YouTube também!