Sono e voz rouca

Esses dias, após uma noite de sono conturbado, reparei que minha voz ficou rouca por um período de tempo maior que o de costume. Resolvi então pesquisar a respeito e descobrir sobre o assunto.

Encontrei a informação de que é comum a rouquidão ao acordar, pois retemos líquidos enquanto nosso corpo descansa e isso acontece inclusive nas mucosas que envolvem nossas cordas vocais, fazendo com que elas inchem. Tomar um café da manhã, falar em tom mais suave e hidratar a garganta ajuda a desinchar e a voz voltar ao normal.

Fazer um autodiagnóstico nunca é recomendado, mas nesse caso, pecamos se não observarmos o tempo em que nossa voz fica diferente do habitual. Digo isso, porque apesar de ser natural a voz ficar mais grossa ou grave ao acordar, devemos ficar atentos ao tempo que se estende essa anomalia. 

É considerado dentro dos limites o período de 10 a 30 minutos, após isso, é recomendado uma visita no fonoaudiólogo e/ou um otorrinolaringologista.

Descobri também que a qualidade do sono interfere diretamente no tom e qualidade da voz, o que explica minha dúvida inicial, então, fica a dica para quem está entrando nesse mundo da locução, ou que já sabe lidar bem com a voz! Dormir bem e descansar traz inúmeros benefícios e ainda ajuda a preservar nosso valioso instrumento de trabalho!!

Espero que tenha te ajudado de alguma forma, me diz aí embaixo se ficou com alguma dúvida.

INFORMAÇÃO BOA, A GENTE COMPARTILHA!

Posts relacionados

Respostas de 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *