2022 mal começou e muito bem se falando sobre a comunicação para esse ano!
Grandes mudanças nas formas de interação digital, tecnologias de realidade virtual e as eleições 2022 são grandes temas para os especialistas em comunicação, vamos então ver um pouco sobre isso?
REDES SOCIAIS
Uma das redes sociais de mais destaque de todos os tempos é o instagram e isso não é novidade, mas para se mantar ativa a mesma vem sempre se renovando em ferramentas e formas de manter os usuários ativos, algumas das grandes mudanças foi a migração da IGTV para os vídeos do feed em formato único e permitir que duas contas sejam autoras de uma mesma publicação, inclusive possibilitando que ambas compartilhem dos likes da publicação em questão e expandindo ainda mais a visibilidade da página, essa função se chama “Collabs”, que pode ser facilmente ativado em sua publicação na área de marcação de fotos e depois basta o perfil marcado aceitar a colaboração no post.
Mas não é só isso que o instagram tem como novidade, agora os usuários também tem a possibilidade de agendar a data da sua live e deixar o público ainda mais informado sobre seus eventos.
Legal, né?
Facebook e o Metaverso
O Facebook como muitos já sabem, vem sendo repaginado em seus bastidores e agora tem um novo nome que não é muito familiarizado para a maioria dos usuários, o META.
Esse novo projeto foi criado com o objetivo de romper as barreiras da comunicação digital proporcionando uma experiência muito mais imersiva e aproximar empresas e usuários através de um mundo totalmente virtual que mistura realidade e tecnologia dignos de um filme do Steven Spielberg e promete oferecer uma proposta inovadora na comunicação das empresas com seus clientes.
Mas como poderemos executar isso, só o futuro dirá.
Portanto fique atento a essa nova tendência que será muito discutida durante esse ano.
INTERAÇÕES COM SEU PÚBLICO
O consumidor está cada vez mais próximo das marcas que consome e isso em 2022 será mais nítido.
Não basta apenas um comercial chamativo, uma pessoa famosa ou um bordão chiclete para manter o cliente por perto, será importante trazer experiências inovadoras, acolhimento e saber ouvir o que eles precisam.
Assuntos como automação no atendimento (uso de chatbots e robôs interativos) e acessibilidade na comunicação (audiodescrição, libras, legenda) estão mais em alta do que nunca, então porque não pensar em como ser mais completo como marca gerando uma experiência mais eficiente e abrangente para o seu público?
SEGURANÇA E INFORMAÇÃO
Trazer uma experiência personalizada é cada vez mais uma preocupação para as marcas, mas também é muito importante que a empresa esteja atenta a segurança e leis que abrigam os dados que ela vem mantendo, esteja sempre atento a LGPD (Lei geral de proteção dos dados) e não torne a experiência que deseja trazer para os seus clientes uma dor de cabeça para o seu negócio.
Atua sempre com segurança e cuidado com os dados que você tem de seus clientes a fim de não afetar a experiência dele e nem gerar transtornos para o seu negócio.
ELEIÇÕES 2022
Em ano de eleição um ponto muito importante é a informação.
Cuidado com as notícias e compartilhamento feitos pela sua marca e por aqueles que a envolvem, em eleições passadas tivemos um grande problema com as chamadas “Fake News” e podemos estar chegando um cenário muito parecido em meio a todas essa corrida eleitoral, tenha cuidado com quais lados deseja tomar nesta eleição tomar partidos de determinados lados e até mesmo disseminar ou apoiar aqueles que propaguem falsas informações pode ser extremamente nocivo para a imagem do seu negócio, então lembre-se, em épocas de eleição o cuidado com esse assunto deve ser redobrado.
INFLUENCIADORES OU EMBAIXADORES DE MARCA?
Esses aliados das marcas têm como objetivo trazer uma experiência mais próxima e humanizada da marca para com o seu público, em 2022, assim como 2021 essa é uma grande tendência para a marca se fortalecer, então use dessa possibilidade para crescer com seu negócio, 2022 será o ano dos embaixadores de marca.
Aquela pessoa que veste sua camisa para te apresentar a um público próprio e mostrar que a sua empresa é aquilo que eles precisam consumir pois como o nome já diz, um influenciador é aquele que na internet exerce uma grande influência sobre o público que o acompanha e os incentivam a serem consumidores daquilo que oferecem e é claro, os resultados aparecem.
E O QUE PODEMOS CONCLUIR DE TUDO ISSO?
A comunicação se renova, mas ainda seguindo caminhos anteriormente já conhecidos.
A experiência do usuário é o foco sempre e o que temos de buscar são formas criativas de sermos notados, seja com uma campanha inovadora, com um rosto que é a cara do público que almejamos ou até mesmo abraçando as inovações tecnológicas que vem por aí.
O mais importante é sempre buscar acompanhar o novo e onde seu cliente está, proporcionando para ele uma boa experiência de compra, uma campanha atrativa sem nunca perder sua identidade como marca.
E lembre-se sua marca precisa de ajuda ou uma forma de inovar na comunicação?
Fale com a gente!
Aqui na Casa das Vozes somos especialistas em comunicação e estamos prontos para dar a voz que você precisa para o seu negócio.
Vamos inovar juntos em 2022?