Tendências na Comunicação 2022

2022 mal começou e muito bem se falando sobre a comunicação para esse ano!

Grandes mudanças nas formas de interação digital, tecnologias de realidade virtual e as eleições 2022 são grandes temas para os especialistas em comunicação, vamos então ver um pouco sobre isso?

REDES SOCIAIS

Instagram

Uma das redes sociais de mais destaque de todos os tempos é o instagram e isso não é novidade, mas para se mantar ativa a mesma vem sempre se renovando em ferramentas e formas de manter os usuários ativos, algumas das grandes mudanças foi a migração da IGTV para os vídeos do feed em formato único e permitir que duas contas sejam autoras de uma mesma publicação, inclusive possibilitando que ambas compartilhem dos likes da publicação em questão e expandindo ainda mais a visibilidade da página, essa função se chama “Collabs”, que pode ser facilmente ativado em sua publicação na área de marcação de fotos e depois basta o perfil marcado aceitar a colaboração no post.

Mas não é só isso que o instagram tem como novidade, agora os usuários também tem a possibilidade de agendar a data da sua live e deixar o público ainda mais informado sobre seus eventos.

Legal, né?

Facebook e o Metaverso

O Facebook como muitos já sabem, vem sendo repaginado em seus bastidores e agora tem um novo nome que não é muito familiarizado para a maioria dos usuários, o META.

Esse novo projeto foi criado com o objetivo de romper as barreiras da comunicação digital proporcionando uma experiência muito mais imersiva e aproximar empresas e usuários através de um mundo totalmente virtual que mistura realidade e tecnologia dignos de um filme do Steven Spielberg e promete oferecer uma proposta inovadora na comunicação das empresas com seus clientes.

Mas como poderemos executar isso, só o futuro dirá.

Portanto fique atento a essa nova tendência que será muito discutida durante esse ano.

INTERAÇÕES COM SEU PÚBLICO

O consumidor está cada vez mais próximo das marcas que consome e isso em 2022 será mais nítido.

Não basta apenas um comercial chamativo, uma pessoa famosa ou um bordão chiclete para manter o cliente por perto, será importante trazer experiências inovadoras, acolhimento e saber ouvir o que eles precisam.

Assuntos como automação no atendimento (uso de chatbots e robôs interativos) e acessibilidade na comunicação (audiodescrição, libras, legenda) estão mais em alta do que nunca, então porque não pensar em como ser mais completo como marca gerando uma experiência mais eficiente e abrangente para o seu público?

SEGURANÇA E INFORMAÇÃO

Trazer uma experiência personalizada é cada vez mais uma preocupação para as marcas, mas também é muito importante que a empresa esteja atenta a segurança e leis que abrigam os dados que ela vem mantendo, esteja sempre atento a LGPD (Lei geral de proteção dos dados) e não torne a experiência que deseja trazer para os seus clientes uma dor de cabeça para o seu negócio.

Atua sempre com segurança e cuidado com os dados que você tem de seus clientes a fim de não afetar a experiência dele e nem gerar transtornos para o seu negócio.

ELEIÇÕES 2022

Em ano de eleição um ponto muito importante é a informação.

Cuidado com as notícias e compartilhamento feitos pela sua marca e por aqueles que a envolvem, em eleições passadas tivemos um grande problema com as chamadas “Fake News” e podemos estar chegando um cenário muito parecido em meio a todas essa corrida eleitoral, tenha cuidado com quais lados deseja tomar nesta eleição tomar partidos de determinados lados e até mesmo disseminar ou apoiar aqueles que propaguem falsas informações pode ser extremamente nocivo para a imagem do seu negócio, então lembre-se, em épocas de eleição o cuidado com esse assunto deve ser redobrado.

INFLUENCIADORES OU EMBAIXADORES DE MARCA?

Esses aliados das marcas têm como objetivo trazer uma experiência mais próxima e humanizada da marca para com o seu público, em 2022, assim como 2021 essa é uma grande tendência para a marca se fortalecer, então use dessa possibilidade para crescer com seu negócio, 2022 será o ano dos embaixadores de marca.

Aquela pessoa que veste sua camisa para te apresentar a um público próprio e mostrar que a sua empresa é aquilo que eles precisam consumir pois como o nome já diz, um influenciador é aquele que na internet exerce uma grande influência sobre o público que o acompanha e os incentivam a serem consumidores daquilo que oferecem e é claro, os resultados aparecem.

E O QUE PODEMOS CONCLUIR DE TUDO ISSO?

A comunicação se renova, mas ainda seguindo caminhos anteriormente já conhecidos.

A experiência do usuário é o foco sempre e o que temos de buscar são formas criativas de sermos notados, seja com uma campanha inovadora, com um rosto que é a cara do público que almejamos ou até mesmo abraçando as inovações tecnológicas que vem por aí.

O mais importante é sempre buscar acompanhar o novo e onde seu cliente está, proporcionando para ele uma boa experiência de compra, uma campanha atrativa sem nunca perder sua identidade como marca.

E lembre-se sua marca precisa de ajuda ou uma forma de inovar na comunicação?

Fale com a gente!

Aqui na Casa das Vozes somos especialistas em comunicação e estamos prontos para dar a voz que você precisa para o seu negócio.

Vamos inovar juntos em 2022?

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